Renato Russo ganhará filme feito a partir das seis mil peças de seu acervo pessoal

xrenato.jpg.pagespeed.ic.SJ-R6ZUfBa (1)

xrenato.jpg.pagespeed.ic.SJ-R6ZUfBa (1)
Renato Russo no show da Legião Urbana, em 1988 Foto: Ricardo Belliel / Agência O Globo

Herdeiro autoriza a produtora Bianca de Felippes a realizar documentário sobre o artista, cuja morte completa 25 anos em outubro

Vem aí um documentário sobre a vida de Renato Russo, cuja morte completa 25 anos em outubro de 2021. A Gávea Filmes, da produtora Bianca de Felippes, recebeu autorização da Legião Urbana Produções, empresa de Giuliano Manfredini, filho de Renato, para produzir o filme a partir do acervo do compositor.

Os pertences de Renato chegam a seis mil itens entre mobiliário, manuscritos, fotos, pinturas, instrumentos e diários, que serão usados para contar a história da breve e intensa vida de um dos maiores ídolos da música brasileira. Considerado o maior acervo recuperado de objetos de um artista brasileiro, ele foi exposto em 2017 no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, e visto por milhares de pessoas.

— Tem material inédito para 200 anos, tudo recuperado e catalogado, mais de 200 fitas cassete. A empresa contratada (pela Legião Urbana Produções, a Clé Reserva Contemporânea) para cuidar do acervo tem quase 300 anos e é a mesma que transporta as obras do Louvre — conta Bianca.

Ela é o nome por trás da produção de filmes relacionados a composições de Renato, como “Faroeste caboclo” (2013) e “Eduardo e Mônica” (sem data de estreia em função da pandemia), além do espetáculo “Renato Russo – O musical”, que já percorreu mais de 40 cidades e foi assistido por quase 300 mil pessoas, em 400 sessões. As negociações da produtora com Giuliano para a realização do filme, que ainda não tem diretor definido, levaram três anos.

— O foco do documentário é o Renato, ele falando dele mesmo, do processo criativo, como era organizado, como produzia e criava… Não interessa se ele fez escândalo ou brigou com a banda. Vou contar a história que ninguém conhece — afirma Bianca.

Em nota, a Legião Urbana Produção informou, por meio de sua assessoria de imprensa que: “O documentário é a primeira obra cinematográfica sobre Renato Russo tendo como fonte seu acervo pessoal, que traduz o homem por trás do mito. Será um presente para todos os admiradores que o conheceram, referência para estudiosos e pesquisadores e futuras gerações”.

Fonte: https://oglobo.globo.com/cultura/renato-russo-ganhara-filme-feito-partir-das-seis-mil-pecas-de-seu-acervo-pessoal-24916531?fbclid=IwAR2sf4YjivVgOcsvGY3A1sFCvAQLqcnDzVe5latLJMxEVU3yk-5LqsOoy7c