‘Faroeste Caboclo’ é consagrado em Prêmio do Cinema Brasileiro

Foi o sucesso da noite. Sete categorias laurearam o longa-metragem ‘Faroeste Caboclo’, dirigido pelo cineasta brasiliense René Sampaio em sua estreia nas telonas, na cerimônia de premiação da 13ª edição do ‘Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – ou o “Oscar Nacional”, como diz a grande mídia. A cerimônia aconteceu no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e eram apenas treze prêmios. A obra cinematográfica que reviveu a saga de João do Santo Cristo e Maria Lúcia, detalhadamente explicada por Renato Russo na histórica música gravada pela Legião Urbana em 1987, levou os prêmios e ganhou a noite. Surpreendeu a classe cinematográfica e a imprensa.

Os sete prêmios foram para Melhor Filme de René Sampaio, Melhor Ator para Fabrício Boliveira, Melhor Fotografia de Gustavo Hadba, Melhor Roteiro Adaptado para Marcos Bernstein e Victor Atherino, Melhor Montagem (Ficção) para Márcio Hashimoto, Melhor Som de Leandro Lima, Mirian Biderman, Ricardo Chuí e Paulo Gama; e ainda Melhor Trilha Sonora Original para Phillipe Seabra.

Fabrício Boliveira, ovacionado pela plateia e vivendo seu primeiro papel como protagonista em cinema, foi João do Santo Cristo no filme e ganhou a estatueta das mãos dos clássicos cineastas Cacá Diegues, Luiz Carlos Barreto e Nelson Pereira dos Santos.

A cerimônia foi baseada no filme “Todas As Mulheres do Mundo”, do homenageado desta edição, o cineasta Domingos de Oliveira. Na festa, que aconteceu após a cerimônia, a pista encerrou por volta de duas da manhã com o DJ tocando a gravação original de Faroeste Caboclo — e toda a equipe do filme confraternizando. (Por Leonardo Rivera)

Fonte: Portal Renato Russo
Foto: Arquivo