“Eduardo e Mônica” nas telonas

RIO — A famosa história do casal que não era nada parecido será transformada em longa-metragem. A Gávea Filmes, também responsável pela produção de “Faroeste Caboclo” (2013), anunciou nesta terça-feira a compra dos direitos de adaptação de “Eduardo e Mônica” para o cinema. O filme será dirigido por René Sampaio, o mesmo que levou às telonas a trajetória de João de Santo Cristo.

— Sou super fã da Legião Urbana. Será mais uma possibilidade para realizar um sonho — afima ao GLOBO o diretor, que está em negociação para fazer sua estreia em Hollywood. — Não posso dizer que esse será meu segundo filme, tenhos outros trabalhos em vista. Mas “Eduardo e Mônica” é minha prioridade.

A produtora Bianca De Felippes, da Gávea Filmes, acredita que o filme entrará em exibição daqui a dois anos.

— Vamos elaborar o projeto neste ano e fazer a captação. A ideia é rodar na segunda metade do ano que vem e lançar em 2016 — afirma. Segundo Bianca, o plano de fazer um filme baseado na canção é antigo. — Desde a época do “Faroeste”, a gente já pensava muito nisso. Quando o lançamos no ano passado, as pessoas já perguntavam para o René quando ele faria “Eduardo e Mônica”.

De acordo com Sampaio, a negociação, que durou cerca de um ano, envolveu apenas os direitos para a adaptação da letra, escrita por Renato Russo.

Questionada sobre os recentes imbróglios entre os ex-membros da Legião Urbana, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, e Giuliano Manfredini, filho de Renato e responsável pelo espólio da obra do pai, Bianca afirma não se preocupar quanto aos direitos de execução do fonograma original.

— Acho que a obra e o legado da Legião são maiores que tudo isso. Temos, sim, planos de usar a gravação original da música.

A narrativa começará no mesmo período em que a música foi lançada, na segunda metade dos anos 1980, como uma faixa do repertório de “Dois” (1986), segundo álbum da banda. — Vamos tentar ser fiéis ao espírito da música. Queremos um filme que tenha relevância internacional e qualidade artística — diz Sampaio.

— É uma história de amor, mas não será uma comédia romântica. Queremos que o filme tenha a cara do Renato, que ele se orgulhasse da obra. Não faremos um vídeo-clipe. É outro projeto — comenta Bianca.

Segundo Giuliano, que terá uma participação afetiva no filme, acompanhado a produção, Bonfá e Villa-Lobos não estão envolvidos no longa. — Trata-se de uma composição de Renato Russo, da época de sua carreira solo como “Trovador Solitário”. O filme será uma adaptação livre da letra, assim como foi feito com Faroeste Caboclo — disse em entrevista por e-mail.

As conversas para definir quem será o responsável pelo roteiro já foram iniciadas, mas ainda não há nada definido. Também não há previsão para escolha de elenco. (Texto: Sergio Luz)

Fonte: O Globo
Foto: Flavio Colker/Agencia Globo